
É muito fácil parar e criticar. É muito fácil assistir tudo de camarote. É muito fácil "sentar em cima" dos nossos defeitos para apontar o defeito alheio. É muito fácil...
Mas levantar e fazer algo diferente; tentar mudar começando por você que é o complicado.
Assistimos de camarote às coisas acontecendo e não fazemos nada para que seja diferente. Ficamos em nosso estado de conforto só dizendo o que poderia ser feito para ser melhor, mas não tomamos nenhuma atitude em relação ao que precisa ser melhorado.
E a nossa atitude? Onde está?
Talvez esteja em baixo das nossas críticas e dedos apontados, ou dentro de nós esperando que façamos algo para que ela seja desabrochada.
Atitude é tudo. Fazer algo é mais importante, ainda quando parece que as coisas ficarão assim porque devem ser assim. Não. As coisas estão ruins, insuportáveis não porque elas foram predestinadas a serem assim, mas porque fizemos escolhas, e como consequência colhemos o que plantamos.
Mas levantar e não se conformar é o primeiro passo a ser tomado para que as coisas mudem.
Não significa que devemos fazer escolhar por impulso - o que por muitas vezes fazemos- com a desculpa de que depois podemos consertar. Muitas escolhas tomadas, muitas atitudes dadas, podem ser que não tenham conserto. Mas levantar, sacudir a poeira e erguer a cabeça é sim o primeiro passo para quem quer mudar algo e não ficar somente assistindo de camarote o que está acontecendo. Muito menos "sentar em cima dos seus problemas" ou dificuldades para fingir que eles não existem.
Géssica Rodrigues